Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola 2013: Clubes ameaçam paralisar a competição

Está ameaçada a continuidade da disputa do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola, edição 2013. Segundo apurou o @Verdade junto de fontes fidedignas, esta decisão já foi tomada no início da noite desta terça-feira (09), por unanimidade, por 13 clubes do certame – excepto o ausente HCB de Songo – reunidos na sede do Clube Ferroviário de Maputo, na baixa da cidade.

Todavia, a mesma só será tornada pública nesta quarta-feira (10). A ser concretizada, esta decisão será única na história do futebol moçambicano e surgirá em resposta ao despacho da ministra do Trabalho, Helena Taipo, que decretou de “trabalhadores ilegais” todos os treinadores e jogadores estrangeiros ao serviço dos clubes que militam no Moçambola.

Aliás, a ministra quer que cada clube tenha no máximo dois estrangeiros, condição que constitui um ataque severo às regras da Federação Moçambicana de Futebol que, sob a esteira da FIFA, determinam que cada clube tenha nas suas fileiras cinco estrangeiros e três num só jogo.

Indo mais longe, esta disposição da ministra do Trabalho, segundo a nossa fonte presente na referida reunião, entra também em choque com as regras da FIFA que proíbem a ingerência da política no futebol. “Já demos entrada da queixa à FIFA e Moçambique corre um sério risco de ser suspenso de todas as actividades internacionais, como por exemplo qualificar-se para um CAN ou Mundial.

Mas enquanto aguardámos pela resposta sensata daquele organismo internacional, nós vamos paralisar o campeonato nacional por tempo indeterminado” assegurou a fonte. Esta paralisação do Moçambola, caso seja anunciada, terá efeitos imediatos a partir da próxima jornada, essa que deveria ser disputada a partir de sábado próximo (13).

Ainda assim, a Liga Muçulmana poderá nesta quarta-feira (10) defrontar o Ferroviário da Beira, visto que aquele clube se encontra na segunda maior cidade do país desde a noite da última segunda-feira (08).

A conferência de imprensa dos clubes está marcada para às 12 horas desta quarta-feira no Hotel 2001, na cidade de Maputo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!