Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola 2013: Campeão sem estofo à 2ª jornada

Nesta Quarta-feira (3), em jornada antecipada do Campeonato Nacional de futebol da 1ª divisão, o Moçambola, o Maxaquene apresentou-se já sem estofo de campeão, a jogar em casa, alugada, tendo recebido e sido derrotado pelo Chingale, que se havia estreado com uma derrota em Tete diante dos Locomotivas de Maputo.

Depois de uma primeira parte mal jogada pelas duas equipas, os canarinhos adiantaram-se no marcador por Parkim, aos 58 minutos, que aproveitou uma defesa incompleta de Acácio após livre de Silvério. Os tricolores deram réplica e podiam mesmo ter chegado ao empate, mas faltou pontaria afinada no ataque e a defesa não esteve bem, particularmente o guarda-redes Acácio. Hagi, acabado de entrar, dilatou o marcador aos 78 minutos.

Já em tempo de compensação, Maurício marcou o golo de honra dos campeões mas não evitou a festa dos tetenses, em pleno Estado Nacional do Zimpeto.

A alegria dos adeptos de futebol no planalto de Tete manifestou-se em dose dupla, porque no Songo, o HCB recebeu e derrotou o Costa do Sol, por uma bola a zero, deixando a equipa de Diamantino Miranda na última posição da tabela classificativa.

Marlins prejudicados pela Liga de Clubes

Depois dos 14 tentos da jornada de abertura, faltaram golos na jornada dois. O Chibuto recebeu e venceu o Matchedje, enquanto o Ferroviário de Nampula derrotou o Estrela Vermelha da Beira pela marca mínima. O Têxtil do Púnguè empatou com o Desportivo de Nacala, sem golos; resultado similar registou-se no Esta?dio da Machava entre o Ferroviário de Maputo e o Vilankulos FC.

Entretanto, o representante da província de Inhambane continua a ser prejudicado pela Liga de Clubes, que este ano comemora 11 anos de existência, que obriga os Marlins a percorrer longas viagens por estrada – o Vilankulos FC é  o único clube do Moçambola sem direito a passagens aéreas para os jogos fora do seu relvado.  A desculpa do órgão que gere o futebol profissional é que as Linhas Aéreas de Moçambique, patrocinador da prova, não voa para aquele município do sul do país, facto que não é de todo verdadeiro.

“É preocupante saber que a nossa equipa tem de percorrer cerca de 800 a 1000 quilómetros por via terrestre numa Segunda-feira para jogar à Quarta-feira e ainda ter de regressar a Vilanculos para jogar no Sábado seguinte, ou seja, realizar dois jogos em 36 horas. Ademais, as próprias viagens são perigosas, pois podem terminar numa fatalidade” desabafou recentemente Yassin Amuji, presidente e proprietário do clube, que acrescentou que apesar disso “enquanto não reinar o bom senso, continuaremos pacientes a fazer o nosso campeonato visto que nos dois últimos anos, mesmo viajando de estrada, conseguimos superar-nos. Neste ano queremos fazer mais, ainda que o calendário seja o nosso primeiro adversário e as condições que nos são impostas.”

Confira os resultados dos jogos realizados da 2ª jornada:

Ferroviário de Maputo 0 – 0 Vilankulo FC

HCB de Songo 1 – 0 Costa do Sol

Maxaquene 1 – 2 Chingale de Tete

Têxtil de Púnguè 0 – 0 Desportivo de Nacala

Ferroviário de Nampula 1 – 0 Estrela Vermelha da Beira

Chibuto 2 – 1 Matchedje

A jornada 2 só ficará concluída no dia 10 do mês em curso quando o Ferroviário da Beira defrontar a Liga Muçulmana. Esta solicitou o adiamento da partida, pois nesta Sexta-feira (5) participa no jogo da 2ª mão da eliminatória da Taça CAF.


A classificação está assim ordenada:

Pos EQUIPA J V E D GM GS DG P
1 HCB de Songo 2 2 0 0 2 0 2 6
2 Vilankulo FC 2 1 1 0 1 0 1 4
3 Clube de Chibuto 2 1 1 0 3 2 1 4
4 Ferroviário de Maputo 2 1 1 0 1 0 1 4
5 Liga Muculmana 1 1 0 0 4 0 4 3
6 Ferroviário de Nampula 2 1 0 1 1 1 0 3
7 Chingale 2 1 0 1 2 2 0 3
8 Maxaquene 2 1 0 1 2 2 0 3
9 Desportivo de Nacala 2 0 2 0 1 1 0 2
10 Ferroviário da Beira 1 0 1 0 2 2 0 1
11 Estrela Vermelha 2 0 1 1 2 3 -1 1
12 Têxtil de Púnguè 2 0 1 1 0 4 -4 1
13 Costa do Sol 2 0 0 2 0 2 -2 0
14 Matchedje 2 0 0 2 1 3 -2 0
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!