Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique terá fábrica de gás liquefeito

Já está em elaboração o projecto de engenharia da fábrica de gás liquefeito a localizar-se no distrito de Palma, em Cabo Delgado, cujas obras devem arrancar já em 2015.

A produção e início da exportação do recurso estão aprazados para 2018, segundo Nelson Ocuane, Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), ajuntando que o projecto da engenharia em on shore está a ser produzido pelas empresas JGC, Bechtl e Cb&i, enquanto para off shore foram apuradas as firmas Technip, Subsea 7 e Mac dermoth.

Oportunidades oferecidas a empresas nacionais

As pequenas e médias empresas moçambicanas terão como oportu- nidades oferecidas pela fábrica a prestação de serviços de catering, segurança, manutenção de equipamentos, limpeza, restauração e recreação, hotelaria, transporte de mercadorias e pessoas.

Terão ainda oportunidades de participar na construção de infra-estru- turas do porto e aeroporto internacional em Palma, estradas, electrificação, saneamento do meio, habitações e escolas e unidades sanitárias, de acordo ainda com Nelson Ocuane, PCA da ENH.

Como oportunidades imediatas, Ocuane apontou o fornecimento pelas pequenas e médias empresas moçambicanas do serviço de transporte, acomodação e alimentação, no recrutamento e formação de pessoal para a fase posterior que é a de construção e ainda em trabalhos de identificação e planeamento da futura zona industrial e habitacional.

Ocuane falava esta sexta-feira em Maputo durante a 13a conferência anual do sector privado que decorreu sob direcção do Presidente da República, Armando Guebuza.

No encontro foi também dito que como exemplos de alguns países onde o acelerado desenvolvimento industrial aconteceu com o advento de grandes descobertas de gás estão Qatar, Oman e Trinidade e Tobago.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!