Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exportações em Tete caíram 17%

As exportações da província mineira moçambicana de Tete registaram uma queda substancial (17%) no terceiro trimestre de 2012, ao atingirem USD141,5 milhões, comparativamente a igual período de 2011.

O Instituto para Promoção de Exportações (IPEX), responsável pela publicação deste indicador, não aponta motivos específicos para este quadro sombrio.

Tete exporta carvão mineral, energia eléctrica, tabaco, peles de crocodilo, pedras semi-preciosas, troféus de caça e peixe seco, segundo dados do Instituto para Promoção de Exportações (IPEX).

A energia eléctrica produzida pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi o produto mais vendido pela província de Tete, no período em referência, e teve como principais destinos a África do Sul e Zimbabué.

Na mesma altura, a empresa Mozambique Leaf Tobacco, uma das principais exportadoras de Tete, colocou nos mercados de 19 países cerca de 18 mil toneladas de tabaco, exportadas basicamente para Rússia, França, Alemanha, Polónia, Roménia, Argentina, Portugal, Inglaterra, Grécia, Malásia, Honduras, Bélgica, Estados Unidos da América (EUA), Turquia, África do Sul, Brasil, República Dominicana, Taiwan e Coreia do Sul.

Para Malaui, as empresas Minas Moatize e Mozimpex exportaram, cumulativamente, 3279 toneladas de carvão mineral, enquanto pedras semi-preciosas, peles de crocodilo, peixe-seco e feijão foram exportados para Índia, Singapura, Hong-Kong, EUA, Zâmbia, Tanzânia, República Democrática do Congo (RDC), a partir de Tete, de acordo com o IPEX, realçando que a diversidade e o volume de comercialização dos produtos coloca a província na posição de líder de exportações de bens made in Mozambique na região Centro do país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!