Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique retoma transporte marítimo norte – sul

Moçambique vai retomar, ainda este ano, o transporte marítimo de passageiros e carga ligando o país de Norte a Sul, depois de uma paralisação de décadas.

Para o efeito, o Governo adquiriu recentemente dois navios mistos, de passageiros e carga, para retomar o serviço de cabotagem ao longo da costa ainda este ano, estabelecendo a ligação entre os portos de Maputo, Beira, Quelimane, Nacala, Pemba e Mocímboa da Praia.

O jornal “Notícias” escreve que estes dois navios, cada um com capacidade de 720 toneladas, adicionam-se a um terceiro, de menor dimensão, que vai estar baseada em Quelimane para comunicar com o distrito de Chinde, na Zambézia.

Segundo o Ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, estas embarcações, que já se encontram em Maputo, já estão na fase de inspecção, enquanto se aguarda pela conclusão de formação dos respectivos tripulantes para a plena operação.

Falando recentemente sobre este assunto, na cidade da Beira, Zucula disse que este trabalho deverá arrancar em parceria com uma empresa de navegação de maior calibre para permitir uma perfeita ancoragem das mesmas embarcações.

Refira-se que a Estratégia para o Desenvolvimento Integrado dos Transportes, aprovada pelo Governo em 2009, preconiza que a rede de transportes do país deve explorar vantagens de cada modalidade de transporte.

Com este plano, o Governo pretende alargar as opções dos consumidores para o transporte mais barato e seguro, num sistema que seja integrado e com complementaridade.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!