Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique recorre à Argentina para importação de trigo

A partir deste 2013 Moçambique poderá importar grande parte de trigo para consumo da sua população da Argentina para fazer face à crescente instabilidade do preço do produto nos restantes mercados mundiais.

A opção resultará das negociações em curso, desde 2012, entre os dois países iniciadas aquando da visita a Moçambique do vice-ministro da Indústria da Argentina com o propósito de o país passar a importar trigo daquele país “a preços especiais e livres das oscilações que podem continuar a se registar nos próximos anos”, segundo Armando Inroga, ministro da Indústria e Comércio.

As negociações deverão ser concluídas em meados do presente ano de 2013, segundo ainda Inroga, explicando que o facto ocorrerá durante a visita a Moçambique de um outro governante sénior argentino do Ministério do Comércio Externo.

A oscilação do preço de trigo tende a agravar-se no mercado internacional desde 2010, altura em que os principais produtores de trigo, nomeadamente, Rússia e Austrália, foram fustigados por cheias, queimadas e ciclones.

Para o efeito, “Moçambique precisa de garantir a aquisição de trigo em mercados mais sustentáveis”, salientou o governante moçambicano, garantindo que, em 2013, o Executivo vai continuar a subsidiar as indústrias nacionais de panificação para assegurar maior acesso ao pão pela população mais carenciada do país.

Refira-se, entretanto, que Moçambique produz anualmente cerca de 20 mil toneladas de trigo, contra a média anual de 480 mil toneladas de importação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!