Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique recebe apoios para inovação Agro-pecuária

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agro-pecuária (Embrapa) vão apoiar a inovação agropecuária em Moçambique nos termos de um acordo rubricado na última quarta-feira, em Brasília.

Segundo a agência Macauhub, ao abrigo do acordo, a ABC vai aplicar pelo menos 4.2 milhões de dólares norte americanos (USD) enquanto que a Embrapa 7.9 milhões USD por um período de quatro anos para fortalecer o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM).

Além dos recursos da ABC e da Embrapa, a Agência Americana de Cooperação (USAID) aplicará 8.4 milhões USD no financiamento de cinco centros internacionais privados de pesquisa agropecuária que actuam em Moçambique.

Esses recursos também serão usados na manutenção de uma unidade de gestão do programa de inovação agro-pecuária de Moçambique, denominada UGP. A mesma é formada por representantes do IIAM, da Embrapa e dos organismos internacionais financiados pela USAID.

Os governos brasileiro e norteamericano têm estado a cooperar com o Ministério da Agricultura de Moçambique para desenvolver a plataforma de inovação agro-pecuária, de forma a permitir a autosuficiência na produção de alimentos no país, pelo que irão desenvolver projectos paralelos e complementares nesse sentido ao longo dos próximos quatro anos.

A assinatura dos acordos entre o Governo de Moçambique, Embrapa e ABC ocorreu durante um encontro denominado “Diálogo Brasil-África”, que se encerrou na passada quarta-feira, em Brasília, do qual participaram mais de 50 delegações de países africanos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!