Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique quer remoção de barreiras nas suas exportações

O financiamento não concessional às exportações moçambicanas pelo Banco Mundial (BIRD) estará direccionado à remoção das barreiras enfrentadas pelos operadores da área na colocação dos seus produtos no mercado externo.

“É bem-vindo este novo tipo de financiamento”, considerou o ministro das Finanças, Manuel Chang, falando esta quinta-feira ao Correio da manhã a propósito do que o país espera do mesmo, anunciado formalmente em Washington pelo Governo e Banco Mundial no termo de um encontro negocial decorrido entre os dias 20 e 22 de Abril de 2012.

Para Chang, os agentes económicos do sector privado da área de importação e exportação vão muito beneficiar deste financiamento, particularmente, na área de formação e uso de formas práticas e viáveis na procura de mercado para os seus produtos.

O Governo moçambicano esteve representado naqueles encontros pelos ministros de Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, e das Finanças, Manuel Chang, na qualidade de governadores no Banco Mundial e no Fundo Monetário Internacional (FMI), respectivamente.

As negociações culminaram também com o Banco Mundial a comprometer-se a apoiar Moçambique na mobilização de financiamento externo para o sector empresarial privado nacional, através da Agência Multilateral de Garantias de Investimentos (MIGA) e da IFC (Agência do BIRD promotora de investimento sustentável para o sector empresarial privado).

Frisa-se, entretanto, que as exportações de Moçambique em 2012 poderão atingir pouco mais de três mil milhões de dólares norte-americanos, representando um incremento de 17% face a 2011, e as importações serão de 4289 milhões de dólares, valor correspondente a um crescimento de 11%, comparativamente a importações do ano passado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!