Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique perspectiva crescimento de 7,7% entre 2011 e 2014

Resultante da tendência de recuperação da economia mundial face à crise financeira internacional, a economia moçambicana poderá registar um crescimento médio anual de 7,7% entre o período 2011/2014, segundo projecções avançadas pelo Ministério da Planificação e Desenvolvimento (MPD).

Em 2010, a economia moçambicana registou um crescimento de 6,5%, mas devido à recuperação da maioria das economias mundiais, “em Moçambique espera-se um crescimento acima do registado no ano passado”, salienta aquela instituição governamental, apontando o sector da construção como o que poderá desenvolver mais até 2014.

A Agricultura, Indústria Extractiva, Electricidade e Água e Transportes e Comunicações são outras áreas que deverão contribuir para o fortalecimento económico do país no período em referência.

De acordo ainda com o MPD, o crescimento do sector Agrícola deverá ser determinado pela expansão de serviços de assistência técnica e maior disponibilização de insumos visando melhorar a produção de alimentos pelo sector familiar.

Por outro lado, o recente início da produção de carvão mineral de Moatize, na província de Tete, e o reforço do projecto de electrificação da rede rural são factores, igualmente, considerados como devendo contribuir para o crescimento da economia moçambicana.

Entretanto, o MPD indica que a “estabilidade de preços no mercado externo vai ser fundamental para populações cuja estrutura de despesas é maioritariamente composta por alimentos”, sublinhando que o Executivo tem procurado articular as políticas fiscal, monetária e cambial, em simultâneo com a implementação de estratégias “visando minorar os efeitos da subida acentuada da inflação”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts