Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique em risco de ser atingido pelo fungo destruidor de plantações de banana

Moçambique está em risco de ser afectado por um fungo letal que está a destruir plantações de banana em várias regiões do mundo, alerta a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Aquela doença fúngica denomina-se Tropical Race 4 (TR4), também conhecida por Mal do Panamá, e poderá eclodir também em Moçambique e ameaçar a produção local de banana, segundo a FAO, acrescentando que a mesma já atingiu milhares de hectares no Sudeste Asiático e também foi identificada na Jordânia.

A doença é uma “séria ameaça para a produção e exportação de bananas”, a quarta cultura alimentar mais importante para os países menos desenvolvidos do mundo, salienta a organização.

A FAO estima em cerca de cinco biliões de dólares norte-americanos os prejuízos anuais que podem ser causados pela pandemia no mundo como resultado da destruição de plantações de banana, sem, no entanto, revelar as causas que colocam Moçambique em risco e nem as região do país potencialmente vulneráveis à mesma.

De recordar que Moçambique não está a exportar a totalidade da banana produzida no país, há cerca de quatro anos, devido à prevalência de uma outra doença chamada mosca da fruta, que flagela em larga escala a região Centro do país.

Actualmente, o país exporta, em média anual, cerca de 100 mil toneladas de banana produzida por empresas do Sul do país e canalizam a sua produção para os mercados da África do Sul, Suazilândia e alguns países da União Europeia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!