Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique e Zimbabwe preparam IV Comissão Conjunta

Moçambique e Zimbabwe preparam a IV Sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança, a ter lugar na próxima Sextafeira, em Maputo, capital moçambicana. Para o efeito, arrancaram hoje, em Maputo, os trabalhos preparatórios do encontro, com o objectivo de passar em revista a situação nos dois países neste domínio.

O evento visão avaliar a situação prevalecente no domínio da defesa e segurança, assim como identificar novas formas de fortalecer os laços de amizade, cooperação e boa vizinhança existentes entre os dois países. Manuel Mazuze, director adjunto da Política de Defesa, disse que a reunião, que na Sexta-feira contará com a presença dos respectivos Ministros da Defesa, confirma a historicidade dos laços de amizade e cooperação entre os dois país.

“Moçambique e Zimbabwe são países que estão historicamente relacionados, por isso este encontro é quase uma reunião para confirmar as relações de cooperação que existem entre os dois países”, disse. Mazuze referiu, por exemplo, que a paz e estabilidade de que desfruta o país é em parte resultado do contributo deste organismo de defesa e segurança.

O Zimbabwe, outrora celeiro da região, está a tentar sair da crise económica em que se encontra mergulhado que deixou o país numa situação de extrema vulnerabilidade e prova disso é o grande fluxo de zimbabweanos para os países vizinhos, incluindo Moçambique, em busca de melhores condições de vida. Mazuze afirmou que as entidades competentes dos dois países vão analisar a matéria, porque muito embora o fenómeno não constitua perigo, o crescimento sadio da economia de qualquer país passa também pela segurança.

Constintine Chiwenga, comandante das forças zimbabweanas de defesa, disse, por seu turno, ser importante nutrir a paz e segurança, porque só assim que ela será edificada a medida que o tempo vai passando. “Quando falamos da defesa e segurança não estamos a falar apenas de guerra, mas também de intercâmbio de programas com objectivo de repelir quaisquer ameaças”, disse Chiwenga, adiantando que o exercício militar “Golfinho”, aprazado para Setembro próximo com envolvimento de todos os estados membros da região, está inserido neste âmbito.

“Em Setembro próximo os países da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral vão realizar o exercício militar Golfinho no âmbito da salvaguarda da defesa e segurança de todo o bloco regional”, disse a alta patente do exército zimbabweano.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!