Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique e Vietname reforçam cooperação

As províncias de Nampula, localizada no Norte de Moçambique, e de Binh Phuoc, do Vietname, assinaram, esta Quarta-feira, um acordo de cooperação que abrange as áreas da agricultura, comércio e indústria.

Assinado em Binh Phuoc pelo governador da província de Nampula, Felismino Tocoli, e pelo presidente da Comissão da População de Binh Phuoc, Truong Tan Thieu, este acordo tem como principal enfoque para a castanha de caju, borracha e madeira.

Segundo escreve a agência de notícias “VOVNEWS”, ao abrigo deste acordo, as duas partes irão fazer intercâmbio de grupos de trabalho para os seus respectivos países para trocarem experiência na pesquisa bem como deverão acelerar a implementação de projectos bilaterais.

A “VOVNEWS” escreve que Moçambique e Vietname têm mantido relações de cooperação amigáveis em várias áreas, incluindo a assinatura de diversos acordos, desde que foram estabelecidos laços diplomáticos entre os dois países há 36 anos.

“Moçambique é considerado um mercado potencial para a indústria ligeira vietnamita, mas as exportações entre os dois países ainda se mantém limitadas”, escreve esta agência estatal.

No âmbito deste novo acordo, a província de Binh Phuoc irá enviar delegações empresariais para Nampula com o objectivo de explorar o mercado local como forma de reforçar as relações dos dois países.

Num passado recente, uma delegação da província de Nampula visitou aquele ponto do Vietname, tendo escalado os parques industriais e centros locais de produção e comercialização.

Contudo, as relações entre as duas províncias bem como ao nível dos estados poderão crescer nos próximos anos, considerando que em Novembro passado, um consórcio liderado pela empresa vietnamita Movitel ganhou o concurso internacional para a selecção da terceira operadora de telefonia móvel em Moçambique.

Em princípios deste ano, a Movitel anunciou planos de investir um total de 645 milhões de dólares americanos nos próximos anos, começando por um investimento de 120 milhões para os próximos 12 meses.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!