Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique é o segundo país mais seguro de África

Com o ambiente de paz a degradar-se em todo o mundo e no continente africano em particular, o nosso país está ainda entre os dois mais pacíficos de África depois do Botswana que ocupa a primeira posição, Segundo o Índice de Paz Global (GPI), divulgado na terça-feira.

Elaborado pelo centro de estudos Instituto para a Economia e Paz, a partir de dados compilados pela Economist Intelligence Unit, o estudo classifica os países consoante 23 indicadores como o nível de gastos militares ou relações com os países vizinhos, mas também a taxa de homicídios ou crimes violentos. Os indicadores que mais penalizaram foram os de sofisticação militar, relações com países vizinhos, número de mortes resultantes de conflitos internos organizados, de homicídios e de conflitos internos e externos.

Na quarta edição deste estudo, o Iraque é considerado o país mais violento, seguido da Somália e Afeganistão, enquanto a Nova Zelândia é o mais pacífico, pelo segundo ano consecutivo, à frente da Islândia e do Japão. África foi a região do mundo que mais melhorou. Botswana e Moçambique surgem como os dois países mais pacíficos no continente.

Ao nível do mundo ocupam o 33.º e 47.º lugar, respectivamente. Angola ocupa a 86ª posição e África do Sul o 121.º lugar, num ranking de 149 países que não inclui Guiné-Bissau, Timor-Leste ou Cabo Verde. A América Latina foi penalizada por uma subida de homicídios e crimes violentos. Nesta região o Uruguai e a Costa Rica aparecem como os mais seguros, ocupando o 24.º e 26.º lugar, respectivamente ao nível de todo mundo. O Brasil surge em 83.º lugar. Atrás ficam os Estados Unidos, na 85.ª posição.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!