Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique e Índia cooperam na área de pesquisa hidrográfica

A Marinha de Guerra da Índia apresentou, Quarta-feira, em Maputo, os resultados duma pesquisa hidrográfica realizada no porto da Beira, centro de Moçambique, com vista actualização da carta hidrográfica.

A pesquisa foi levada a cabo conjuntamente com a Marinha de Guerra das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), no âmbito de um memorando assinado em 2006 entre os dois países.

Falando na ocasião, o Ministro moçambicano da Defesa Nacional, Filipe Nyusi, explicou que a pesquisa teve como objectivo colher dados sobre a profundidade, os canais por onde se deve navegar, as delimitações aconselháveis e outras informações de interesse militar, que no devido momento o Instituto Nacional de Hidrografia e Navegação (INAHINA) vai utilizar para actualização da carta.

Nyusi afirmou que a missão é larga, e numa primeira fase escolheu – se o porto da Beira devido ao tipo de problemas que enfrenta na área da dragagem. O Ministro acrescentou que as pesquisas vão continuar noutras áreas, incluindo rios.

“As FADM não estão só para combater, mas também criar condições para o desenvolvimento económico do país”, disse Nyusi.

Segundo o Ministro, que os dados apresentados poderão servir para INAHINA actualizar a carta hidrográfica que já tem mais de 50 anos.

Falando na ocasião, o Alto-comissário da Índia em Moçambique, Ashok Amvoh, disse que os resultados apresentados sobre a pesquisa hidrográfica mostram os laços de amizade entre os dois países.

Amvoh disse ainda que esta é uma visita técnica muito importante que reforça a cooperação bilateral entre Moçambique e Índia na área de hidrografia assim como nas outras áreas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!