Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique e Brasil acordam cooperação energética

As autoridades moçambicanas e brasileiras formalizaram, na última terça-feira, em Brasília, no Brasil, um memorando de entendimento no domínio da Energia. O memorando, rubricado pelos Ministros da Energia de Moçambique, Salvador Namburete, e do Brasil, Márcio Pereira Zimmermann, abre caminho para acções conjuntas visando a concretização dos projectos energéticos no pais, com destaque para a linha de transporte de energia eléctrica Tete-Maputo, conhecida também por espinha dorsal. Ao abrigo dos entendimentos alcançados em Brasília estão, também, concretizadas parcerias entre as empresas Electricidade de Moçambique e a Electrobrás.

Segundo um comunicado de imprensa do Ministério da Energia recebido na terça-feira pela AIM, o memorando é resultado de negociações iniciadas no ano passado, aquando da visita de trabalho do Presidente Armando Guebuza ao Brasil. A assinatura do documento foi testemunhada pelo Embaixador de Moçambique no Brasil e ainda por quadros de topo da Empresa publica Electricidade de Moçambique (EDM), do Ministério da Energia e da Electrobrás. Na última terça-feira, Salvador Namburete manteve um encontro com o subsecretário geral de Energia e Alta Tecnologia no Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O encontro permitiu a troca de impressões no contexto da Energia, com incidência para a área dos biocombustíveis, uma aposta do Governo de Moçambique como alternativa aos combustíveis fósseis. O Ministro da Energia, Salvador Namburete, encontra-se de visita ao Brasil desde segunda-feira, devendo regressar ao país na próxima sexta-feira.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!