Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique e Africa do Sul comprometidos com a implementação de projectos conjuntos

O Ministro moçambicano da Energia e a Ministra sulafricana de Empresas Publicas, Salvador Namburete e Brigitte Mabandla respectivamente, analisaram em Maputo, o grau de implementação de projectos conjuntos envolvendo os dois países.

Segundo Namburete, falando no final do encontro, a constatação feita depois da analise conjunta é de que houve progressos significativos de ambos os lados e que as partes continuam empenhadas na busca de soluções, incluindo financiamentos, para a implementação dos programas existentes.

No encontro, de acordo com o Ministro, foi analisado o projecto de edificação da linha de transporte de energia eléctrica Tete/Maputo, cuja realização será determinante no desenvolvimento do potencial energético de Moçambique, entre outros projectos.

A linha de transporte de energia Tete/Maputo e’ uma espécie de espinha dorsal do programa de expansão da rede de energia eléctrica que o Governo pretende ver consumado. Esta linha vai também contribuir para o desenvolvimento do potencial energético do país. Esta infra-estrutura vai representar uma vantagem competitiva no contexto da integração regional já em marcha na Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O outro projecto passado em revista pelos governantes dos dois países é o da construção da Central Térmica a Gás, a ser construída, a partir de 2012, no distrito da Moamba, província de Maputo, no Sul de Moçambique, que devera consumir 27 milhões de gigajoules por ano.

“Feita a revista, em face dos progressos alcançados, as partes reafirmaram o seu interesse em prosseguir com os esforços visando a implementação destas iniciativas conjuntas”, afirmou Namburete.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!