Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique confiante na atracção de mais turistas

Moçambique espera, mais uma vez, atrair o maior número de turistas do mundo inteiro, com destaque para os países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), na 23ª edição da Feira Internacinal de Turismo de Lisboa (BTL) 2011, que esta quarta-feira arrancou na capital portuguesa.

A expectativa nesse sentido foi manifestada por Nuno Fortes, do Instituto Nacional do Turismo (INATUR), em breve conversa com a AIM, em Lisboa. A feira decorre de 23 a 27 de Fevereiro.

O país participa na BTL numa altura em que o Turismo é, hoje, em Moçambique, uma actividade central na criação de riqueza, no investimento, na geração de emprego, na inovação, na tecnologia e na sustentabilidade, ‘ocupando lugares de destaque na arrecadação de divisas para o país’.

O sector de turismo em Moçambique arrecadou 195 milhões de dólares norteamericanos em 2009, segundo dados Ministério do Turismo. Esta receita representa um crescimento de 10 milhões de dolares em relação a arrecadada em 2008 (185 milhões de dolares).

Na presente edição da BTL Moçambique conta com um total de nove expositores, incluindo a LAM (Linhas Aéreas de Moçambique) que tem o seu próprio Stand.

Os restantes oito são quatro hoteis, duas agências de viagens, um parque (Parque Nacional da Gorongosa) e um escultor, confirmou Nuno Fortes.

Durante o evento serão destacados os produtos turísticos que diferenciam Moçambique dos países vizinhos, de forma competitiva, nomeadamente a sua cultura, a sua costa híbrida de mais de 2.700 quilómetros de litoral, a vida selvagem que está a desabrochar em alguns Parques Nacionais, a hospitalidade, entre outros aspectos.

Segundo a organização, a 23ª edição da BTL conta com um total de 980 expositores. ‘Esperamos, sobretudo, que os nossos operadores saiam satisfeitos, que atinjam os seus objectivos tendo em conta os grandes investimentos feitos por muitos deles nas respectivas unidades hoteleiras, agências de viagens’, sublinhou Nuno Fortes.

Um dos focos da participação de Moçambique na bolsa é igualmente a necessidade de promover os Jogos Africanos 2011, previstos para Setembro próximo na capital moçambicana, tendo em conta que várias empresas portuguesas estão envolvidas na criação de condições para a sua realização do evento que vai reunir milhares de atletas de todo o continente Africano em Maputo.

”Também queremos que as agências de viagens portuguesas vendam Moçambique como destino para turismo desportivo”, disse o funcionário do INATUR.

A BTL é o maior certame do sector turístico em Portugal e abriu um dia depois da cerimónia de apresentação oficial do reinício dos voos ligando as cidades de Lisboa e Maputo, a partir do dia 2 de Abril próximo, em avião Boeing B767-300 ER.

No Stand da LAM na BTL, a AIM, em Lisboa, falou com o director de Marketing, Comunicação e Imagem da empresa, Adam Yussof, sobre a feliz coincidência.

”É uma coincidência propositada o facto de termos lançado o voo ontem (Terça-feira) e esta presença aqui (na BTL) no certame que é o grande ponto de convergência da indústria do Turismo e de Viagens. Achamos que é uma excelente oportunidade para promovermos não só o voo, mas principalmente o destino turístico Moçambique”, sublinhou Adam Yussof.

”Esperamos que o voo seja um sucesso. Que consigamos trazer mais pessoas para conhecer o país e que dessa forma possamos contribuir não só para o desenvolvimento do produto turistico moçambicano, mas também para criação de mais emprego e naquilo que o turismo contribui para o combate a pobreza e o aumento da renda dos moçambicanos”, disse Yussof.

Até Quarta-feira, pelo menos 70 passageiros ja haviam feito reserva para o primeiro voo da LAM, segundo o director de Marketing, Comunicação e Imagem.

Falando à jornalistas no acto do lançamento do voo, o diretor Comercial da LAM, Aderito Macaba, disse que a rota constitui um “mercado potencial para 100 mil passageiros por ano”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!