Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique comprou da China 859 milhões de dólares em mercadorias

Nos primeiros nove meses do ano passado, a China vendeu a Moçambique mercadorias diversas cujo valor total se cifrou em 859 milhões de dólares norte-americanos, representando um crescimento na ordem de 32,86 por cento em relação a igual período de 2011.

Segundo dados das alfândegas chinesas divulgados em Macau e citados pela Macauhub, a China comprou de Moçambique bens no valor de 365 milhões de dólares, um aumento de 71,37 por cento quando comparado ao período homólogo de 2011.

Estes números mostram claramente que o comércio entre a China e Moçambique está a aumentar, tendo no conjunto registado um acréscimo de 42,41 por cento.

De referir que entre os oito países de língua portuguesa, Moçambique surge em quarto lugar na lista dos principais parceiros comerciais da China, que é liderada pelo Brasil, seguida por Angola e Portugal.

Neste momento, para além de relações comerciais, Moçambique e a China cooperam nas áreas de construção de infraestruturas e formação de quadros.

A China tem uma forte presença na exploração de recursos naturais, com destaque para a extracção da madeira. Nos últimos anos, a presença da China tem vindo a aumentar, estando a ocupar lugares cimeiros na lista de países investidores em Moçambique.

Estatísticas do Centro para a Promoção de Investimentos (CPI) indicam que, até Setembro último, a China ocupava a sexta posição no ranking dos maiores investidores, com 12 projectos aprovados, totalizando 26,1 milhões de dólares.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!