Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique com taxa de desemprego de 22,5%

O desemprego em Moçambique afecta 22,5% dos cerca de 23 milhões da sua população, segundo Eduardo Chimela, director-geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP) do Ministério do Trabalho.

Contudo, ela é tida como das mais baixas em sete dos 15 países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), segundo a fonte, realçando, a título ilustrativo, que a vizinha África do Sul conta com uma taxa de desemprego de 25%, apesar de ser a potência económica na região.

O grupo etário mais afectado pelo desemprego em Moçambique é dos 15 a 40 anos de idade, “mas a nossa maior preocupação é o emprego de menores, principalmente, na agricultura”, vincou Chimela, falando em entrevista, esta quarta-feira, ao Correio da manhã.

Exploração infantil

Segundo ainda ele, muito recentemente, uma equipa de inspecção do Ministério do Trabalho detectou um grupo de 15 crianças que estavam a trabalhar numa empresa de produção de arroz, na província meridional de Gaza. A recomendação dada foi que o grupo continuasse na mesma empresa, mas a realizar “trabalhos leves” condicentes com a sua idade.

Eduardo Chimela falava ao Correio da manhã à margem dos trabalhos da reunião de técnicos preparatória da reunião dos ministros e parceiros sociais do Emprego e Trabalho da SADC, a terminar amanhã, Sexta-feira, em Maputo, devendo arrancar no mesmo dia a dos ministros do Trabalho da região.

Um documento apresentado no encontro pelo Secretariado Executivo da SADC indica que se deve preservar os princípios básicos do trabalhador contra arbitrariedades que se registam nas empresas da região.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!