Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique com altas taxas de crescimento económico

O Banco Mundial afirma que Moçambique é um dos países produtores de recursos minerais com altas taxas de crescimento da sua economia, em parceria com Uganda, enquanto Angola e Nigéria, produtores de petróleo, registaram, no período, taxas de crescimento mais rapidamente.

Para o caso de Moçambique, o BIRD diz que a sua taxa de crescimento no período em análise foi de 9%, em média global, realçando, entretanto, que uma ampla faixa de países africanos melhorou significativamente de meados de 1990 em diante.

Para aquela instituição financeira mundial, o desempenho variou entre países, mas a região como um todo viu uma média anual de crescimento real do PIB de cerca de 5% entre 1995 e 2007, ou um aumento anual do PIB per capita de mais de 2%.

Dois aspectos destacamse para o continente negro, segundo o BIRD, uma vez que, em primeiro lugar, esse melhor desempenho atravessa os padrões dos seus recursos naturais e geografia, dando como exemplos os casos dos países exportadores de petróleo como Angola e Nigéria, que registaram “crescimento mais rapidamente, outros países menos bem dotados de riquezas minerais, como Uganda e Moçambique, também sofreram altas taxas de crescimento no período”.

Pobreza

Entretanto, um comunicado do BIRD em poder do Correio da manhã indica que o crescimento económico em África tem sido acompanhado por uma redução na proporção de africanos que vivem com menos de 1,25 dólar por dia, de 58% em 1995, para 50% em 2005. Até a crise, as tendências actuais foram de uma projecção de que a pobreza cairia para 36%, em 2015.

O Banco Mundial anota, no entanto, que é pouco provável que a África como um todo vai conseguir atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio de reduzir a taxa de pobreza de 1990 para metade até 2015.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!