Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique ainda sem técnica adequada para captura de camarão

Mesmo com a pressão do Governo dos Estados Unidos da América (EUA) para Moçambique adquirir equipamento apropriado para a captura do camarão a ser exportado para o mercado norte-americano (Cm N°3576, págs. 1 e 2), o Ministério das Pescas afirma não dispor ainda daquela técnica de separação do camarão da tartaruga marinha durante a faina, porque “o equipamento é bastante oneroso”.

O Correio da manhã apurou, esta quarta-feira, em Maputo, de fonte da Administração Nacional das Pescas (ADNAP), subordinado ao Ministério das Pescas, que tudo está sendo feito no sentido de Moçambique retomar as exportações do camarão para os EUA, ainda em 2011.

A fonte, que preferiu não ser nomeada, alegadamente, para “não infringir regras institucionais”, por não ser a pessoa indica para prestar declarações à imprensa, não revelou o valor necessário para a aquisição do referido equipamento exigido pelos EUA.

Acabámos recorrendo ao nosso informante não oficial depois de o director-geral da ADNAP, Simião Lopes, ter declinado abordar o assunto para os nossos leitores, que nós consideramos de interesse público.

O banimento das exportações do camarão moçambicano para os Estados Unidos da América foi imposto pelo facto de aquele marisco estar a ser capturado juntamente com a tartaruga marinha, sendo a captura desta última espécie proibida naquele país.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!