Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique: 70 por cento das casas sem condições de habitabilidade

Cerca de 70 por cento das habitações existentes em Moçambique não possuem condições de habitabilidade, segundo revelou o Presidente do Fundo para o Fomento de Habitação (FFH), Rui Costa. Estima-se que 13.5 milhões de moçambicanos necessitam de habitação condigna. Segundo ele, muitas das casas aplicam material impróprio nas paredes, tectos e pavimentos. As condições de saneamento, o sistema de abastecimento de água e energia são também mal feitos.

 

 

“Mais de 70 por cento das habitações em Moçambique não possui condições de habitabilidade se tivermos em conta o tipo de material aplicado para as paredes, tectos e pavimento, bem como o próprio saneamento e abastecimento de água e energia”, disse a fonte.

Esta situação é mais notória nas zonas rurais, subúrbios e nos reassentamentos informais que crescem vertiginosamente nas grandes cidades moçambicanas, onde a população utiliza materiais de acordo com a sua capacidade financeira.

Nestas zonas, a maior parte das casas é de construção precária e construídas sem obedecer a planos de ordenamento territorial. As estatísticas citadas por Rui Costa indicam que 88.5 por cento das habitações no país são do tipo palhota de pau a pique.

Face a este cenário, aquele dirigente considera que o investimento no sector de habitação é necessário, pois tem ate retorno.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!