O Primeiro-Ministro (PM), Aires Ali, disse que os moçambicanos devem se orientar por uma cultura de trabalho e não esperar que soluções milagrosas venham a resolver os problemas que o país ainda enfrenta. Ali falava no final da visita que efectuou semana finda a plataforma de perfuração de petróleo na Bacia Hidrográfica do Rovuma, “Belford Dolfin” e ao respectivo navio, na província nortenha de Cabo Delgado, para se inteirar dos trabalhos de prospecção de hidrocarbonetos em curso naquele ponto do país.
“Nós já temos muitos pássaros na mão e é nesses pássaros que nos devemos concentrar. Não importam os 100 ou 500 outros que estão a voar. Não devemos largar os que já temos na mão”, disse o PM, citado hoje pelo bloco noticiosa ‘Jornal da Tarde’ do Canal de Televisão privada, STV. Ali, ao recorrer a esta metáfora, pretendia claramente explicar que os moçambicanos não devem pensar que a eventual descoberta do petróleo vai resolver os problemas do país.
“Não vamos alimentar muita expectativa, embora seja muito bom se conseguirmos ter petróleo. É necessário continuarmos a desenvolver a nossa cultura de trabalho”, reiterou Aires Ali. A prospecção de petróleo na Bacia do Rovuma esta a ser executada por empresas estrangeiras entre elas a Anadarco, Artumas, Hydroil e Petronas.