Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambicanos detêm 26,7% de capitais em bancos

Investidores moçambicanos na Banca Comercial detêm o correspondente a 26,7% do total do capital social de instituições financeiras activas no país e o remanescente pertence a capitais estrangeiros.

Portugal e África do Sul representam em conjunto 44,4% dos capitais totais e 60,6% dos capitais estrangeiros, de acordo com o Banco de Moçambique (BM), realçando que a presença de bancos de capitais estrangeiros tem trazido “enormes vantagens para o sistema bancário em termos de gestão, transferência de tecnologia e observância de elevados padrões de actividade bancária”.

Acrescenta que o processo de integração tem fortalecido o sistema bancário nacional, em simultâneo com a exposição da dinâmica do mercado global.

PRODUTOS

Em termos de transforma ções operadas no sector bancário moçambicano, o BM realça que as mesmas se consubstanciam no desenvolvimento de novos produtos financeiros, investimento em infra-estrutura tecnológica, modernização e expansão dos canais de distribuição como ATM e abertura de mais agências “com vista a responder à enorme e crescente procura pelos serviços bancários”.

Refira-se que operam em Moçambique 16 bancos, dos quais três de microfinanças, cinco cooperativas, um microbanco e uma instituição de locação financeira.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!