Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambicano detido na Suazilândia com 18 milhões de randes

Um empresário moçambicano foi detido, no passado dia um de Dezembro, no vizinho Reino da Suazilândia, na posse de 18 milhões de randes sul-africanos o equivalente a cerca de três milhões de dólares americanos. A detenção de Momed Khalid Ayoob ocorreu no aeroporto de Matsapha, mesmo local onde ele foi surpreendido com o referido montante.

O jornal “O Pais”, editado em Maputo, escreve, segunda-feira, que o empresário estava a caminho de Dubai, nos Emiratos Árabes Unidos. Ayoob foi detido pela polícia da Unidade Comercial de Combate à Fraude, alegadamente por não ter declarado o montante encontrado em sua posse. “Eu referi-me antes de chegar a este honroso tribunal que as acusações de que sou alvo não são aplicáveis nas circunstâncias em que fui encontrado, especialmente porque eu estava em trânsito para Dubai, onde ia fazer negócios”, disse Ayoob.

Ayoob alegou ainda que os seus negócios estão relacionados com vestuário, produtos electrónicos e venda de veículos motorizados. O detido explicou que fornece bens a empresas em Moçambique e Angola e que tinha recebido o dinheiro de seus clientes em Moçambique, por isso não vai declarar-se culpado do crime de que é acusado.

Ayoob disse ser de Moçambique e que era um homem de negócios, que operava tanto em Moçambique como em Dubai. Ayoob ficou detido até Sexta-feira última numa esquadra em Manzini à espera de ser transferido para o centro de detenção de Zakhele, depois de a justiça local lhe ter recusado o pagamento de uma caução para a sua soltura. O pedido de soltura mediante o pagamento de uma fiança tinha sido formulado pelo seu advogado Ntobeko Piliso.

O juiz Thomas Masuku, que tem o caso em mãos, adiou o processo por alguns dias para permitir que o Ministério Público fizesse a sua análise. Nascido em Nampula, Momed Khalid Ayoob, também conhecido por “Momad Aiuba”, tem participações em várias empresas em Moçambique, nomeadamente no Prime Invest, Lda.; Real Câmbios, Lda.; Car Center, Lda.; Niza Lda e na Sociedade de Turismo do Triunfo, Lda.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!