Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MJD coopera com “right to play” na massificação do desporto

O Ministério da Juventude e Desportos (MJD) passará a cooperar com a ‘Right to Play’ no desenvolvimento de várias actividades desportivas, com vista a massificação do desporto nas escolas, nos bairros e em programas de formação.

Para o efeito, foi rubricado hoje, em Maputo, um memorando de entendimento entre as duas entidades, válido por quatro anos renováveis, que preconiza a cooperação para a massificação do desporto em várias modalidades praticadas no país. A Right to Play é uma organização humanitária internacional, baseada no Canada, cujas atenções estão viradas para o desenvolvimento do desporto em prol da criança e jovens em zonas menos privilegiadas de vários países.

Em Moçambique opera desde 2002, nas províncias de Maputo (província e cidade), Gaza e Zambézia. O Director Nacional dos Desportos, Inácio Bernardo, rubricou o memorando em nome do executivo moçambicano, enquanto que pela Right to Play assinou o respectivo director, Clemente Langa. Falando a margem do acto em que foi feita igualmente uma entrega simbólica de 500 bolas de futebol, do tamanho cinco, Bernardo disse que o gesto vai estimular as actividades em curso em todo o país, com vista a massificação do desporto.

“Este memorando ajudará na coordenação e realização das actividades que nós estamos a realizar em curso pelo país, com vista a massificar o desporto”, disse o director. Segundo Bernardo, o ministério está a desenvolver, em vários centros comunitários para a massificação do desporto, actividades visando apoiar o desporto escolar na disciplina de educação física, desporto para a criança, jovens e da pessoa portadora de deficiência.

Por sua vez, o director da Right to Play disse que a sua organização usa o desporto para criar o gosto em crianças na educação primária, assim como na saúde, bem como meio de intervenção social (através da pessoa portadora de deficiência).

Aliás, a Right to Play tem acordos formais estabelecidos com os Ministérios da Saúde (MISAU), Educação e Cultura (MEC), Mulher e Acção Social (MMAS) e agora com o Ministério da Juventude e Desporto. As actividades que ela está a implementar têm uma forte colaboração destes órgãos centrais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!