A Organização Internacional do Trabalho (OIT) entregou, Terça-feira, em Maputo, unidades móveis de formação profissional ao Ministério do Trabalho (MITRAB), no âmbito do apoio aos projectos de criação de emprego e autoemprego dos jovens nas zonas rurais.
Trata-se de três viaturas, totalmente equipadas com meios de formação técnica, que irão garantir a criação de oportunidades de formação profissional em diversos ramos de actividade para os jovens nos distritos, sobretudo aqueles que carecem de capacidade de se formarem nas zonas urbanas.
O equipamento, segundo destaca um comunicado do MITRAB, hoje recebido pela AIM, foi entregue a Ministra do Trabalho, Maria Helena Taipo, pelo director regional da OIT com escritório em Lusaka, capital da Zâmbia, o sueco Martin Clemensson.
O lote, que se destina ao Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP), está orientado para as áreas de Hotelaria e Turismo (2 unidades) e a terceira para a Serralharia Civil e serão distribuídas pelas províncias de Inhambane, Nampula e Sofala.
Segundo o documento, com estas unidades Moçambique passa a contar actualmente com um total de seis unidades móveis de formação, sendo que as outras três se encontram nas províncias de Sofala, Tete e Zambézia, para os cursos de Construção Civil e Hotelaria e Turismo.