Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ministério do Interior analisa plano de acção para quadra festiva

Quadros do Ministério do Interior reuniram-se, terça-feira, em Maputo, para avaliar o estágio da segurança e ordem pública em Moçambique e apreciar os planos operativos para a quadra festiva de Natal e Fim-de-Ano que se avizinha.

 

 

Falando, terça-feira, no habitual “briefing” semanal com Imprensa, sobre a situação criminal no país, Raul Freia, porta-voz do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), disse que neste encontro de um dia, que reúne quadros de todo o país, serão passados em análise os planos de intervenção policial para garantir a ordem pública nacional.

Segundo Freia, durante a quadra festiva a PRM será reforçada com meios materiais e humanos para garantir a ordem e tranquilidade públicas para que os agentes no terreno possam inviabilizar, de imediato, qualquer tentativa de violação as normas de convivência instituídas no país.

“Estamos a trabalhar na produção de mensagens apelativas para que a sociedade possa redobrar os seus esforços de modo a garantir que a ordem e tranquilidade não sejam postos em causa. Por isso, temos em agenda a realização de encontros com diversos segmentos da sociedade”, explicou o porta-voz.

Na ocasião, Raul Freia, apelou especialmente aos automobilistas para primarem por uma condução preventiva e evitarem conduzir em estado de embriaguez.

Com relação aos transportadores do semi-colectivo, Freia apelou aos mesmos para respeitarem as normas e horas de repouso como forma de evitar o luto nas estradas.

Sobre a situação criminal Freia explicou que durante a semana de 13 a 19 de Novembro corrente, a PRM registou 196 casos criminais, dos quais 137 foram contra a propriedade, 46 contra pessoas e 13 contra a ordem e tranquilidade públicas, que culminaram com a detenção de 118 indivíduos.

Durante o período em referência, segundo Freia, foram repatriados 430 cidadãos sul-africanos e detidos 645 violadores de fronteira, dos quais 271 moçambicanos, 158 zimbabweanos, 173 malawianos, 27 tanzanianos e 16 zambianos.

Como resultados operativos, a PRM recuperou três viaturas furtadas, sendo uma de marca Toyota SPACIO, roubada em Maputo e localizada no distrito de Mocuba na província da Zambézia, uma de marca NISSAN roubada em Maputo e a última de marca TOYOTA HIACE que havia sido roubada no bairro do Aeroporto.

Segundo a PRM, durante o período em apreço foram detidos três indivíduos indiciados de porte e uso ilegal de armas de fogo. Sobre a sinistralidade, Raul Freia, revelou que durante a semana em análise, registaram-se em todo o território nacional 75 acidentes de viação que resultaram em 30 óbitos, 44 feridos graves e 86 ligeiros.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!