Arrancou, na quarta-feira (16), a supervisão de alguns estabelecimentos de ensino do território moçambicano, com o objectivo avaliar as acções em curso e conducentes à melhoria da qualidade de ensino, bem como identificar os constrangimentos que obstam o alcance efectivo deste desiderato. Dos mais de 128 de distritos, serão abrangidos apenas 33, ou seja, três distritos por cada província.
O porta-voz do Ministério da Educação (MINED), Eurico Banze, disse à Imprensa que o processo irá incidir sobre a gestão escolar a nível local por parte dos directores, professores e pais e encarregados de educação e pretende-se partilhar boas práticas que estimulem um bom funcionamento das escolas.
Entretanto, os técnicos do MINED vão ao terreno cientes de algumas dificuldades que desmoralizam os docentes, por exemplo, tais como, a lentidão nas nomeações, nas promoções, nas progressões de carreira e o atraso no pagamento de salários e horas extras. Estes problema têm sido atribuídos, em parte, à ineficiência dos gestores de recursos.