Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mineradora sul-africana investe em Manica

A Pan African Resources, companhia mineira sul-africana, acaba de ser licenciada pelo Governo moçambicano para desenvolver, na província central de Manica, trabalhos de prospecção e posterior exploração de derivados de óxidos destinados a diminuir a acidez do solo e usados na indústria metalúrgica como matéria-prima.

Entretanto, um estudo de pré-viabilidade do projecto está em curso desde Dezembro de 2010 e os seus resultados definitivos poderão ser divulgados até meados de 2011, segundo Jan Nelson, director-executivo da Pan African Resources.

Contudo, indicações preliminares apontam que determinadas regiões da província de Manica dispõem de um potencial de produzir óxidos para alimentar a indústria metalúrgica que quando misturados com cálcio podem ser utilizados na redução da acidez do solo e na preparação de massa usada na construção civil.

Uma das regiões de Manica onde ocorrem os óxidos situa-se junto à fronteira de Moçambique com o Zimbabué, segundo ainda Nelson, considerando que o facto de o empreendimento vir a localizar-se no Corredor de Desenvolvimento da Beira “poderá facilitar o escoamento do produto para vários mercados do país, a partir do Porto da Beira”.

Refira-se, entretanto, que a companhia Pan African Resources dedica-se na vizinha África do Sul à exploração de minerais de platina e ouro, principalmente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!