Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mineiros moçambicanos na RAS injectam USD 34,6 milhões

Cerca de 34,6 milhões de dólares norte-americanos foram transferidos da África do Sul para Moçambique, entre Janeiro e Maio de 2012, por mineiros moçambicanos a trabalhar em várias companhias da maior potência económica da África Austral.

O valor vai ser usado no pagamento diferido dos seus salários mensais e tem contribuído na constituição dos saldos das Reservas Internacionais Líquidas de Moçambique, em operação a ser feita pelo Banco de Moçambique (BM), cobrindo, em média mensal, cerca de cinco meses de importações de bens e serviços.

Na África do Sul trabalham cerca de 40 mil moçambicanos em várias companhias, aos quais se vão juntar 394 nacionais que acabam de conseguir emprego legal nas farmas locais, no âmbito da implementação do memorando de entendimento assinado entre a ministra do Trabalho, Maria Helena Taipo, durante a sua visita, em Abril de 2012, ao projecto Agro- Pecuário ZZ2 de Tzanine, na província do Limpopo.

Trata-se do segundo grupo a seguir para aquele país, tendo o primeiro sido recrutado em Julho de 2011, e é constituído por 173 moçambicanos dos distritos de Chicualacuala, Massingir, Massangena e Xigubo, província de Gaza.

Ao abrigo do referido memorando de entendimento são necessários cerca de dois mil trabalhadores moçambicanos para aquela empresa agrícola, durante dois anos. Este último recrutamento encerra a primeira fase do memorando que prevê o número de 600 pessoas.

Os restantes serão recrutados ao longo deste segundo ano e as operações de recrutamento decorrem no posto administrativo de Pafúri, em Gaza.

Todas as despesas inerentes ao processo, incluindo vistos de trabalho na África do Sul, estão a cargo da firma ZZ2.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!