Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Contribuição do camarão no PIB incrementa 12% em 2012

A produção do camarão deverá incrementar, até finais de 2012, a sua contribuição no Produto Interno Bruto em cerca de 12%, contra 3,1% em 2006, segundo estimativas do Instituto Nacional de Desenvolvimento de Aquacultura (INAQUA).

O incremento será causado pela implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Aquacultura, avaliado em cerca de 219,7 milhões de meticais, que está em curso no país, cobrindo o período compreendido entre 2008 e 2012.

Acesso ao crédito

Entretanto, o acesso de pequenos exploradores da pesca do camarão ao crédito bancário deverá aumentar em cerca de 16%, até finais deste ano, passando de 4%, em 2006, para perto de 20% até finais de 2012, segundo igualmente o Instituto Nacional de Desenvolvimento de Aquacultura.

A situação deve-se ao facto de a maioria dos cerca de três mil exploradores artesanais do camarão já ter conseguido reunir os requisitos necessários para beneficiarem do crédito, ou seja, já tem bilhete de identidade, referiu Maria Isabel Omar, directora- geral do INAQUA.

Em 2004, apenas 4% daquele grupo tinham bilhete de identidade, acrescentou Isabel Omar, falando Sexta-feira em exclusivo ao Correio da manhã.

Refira-se que a área de exploração do camarão também incrementou para os actuais cinco mil hectares, contra cerca de 2500 hectares em 2006, situação que resulta do aumento da contribuição do sector da pesca do camarão em cerca de 12%, em 2012, contra 3,1% de 2006.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!