O Ministério moçambicano da Educação (MINED) construiu, ano passado, a escala nacional, cerca de 700 salas de aula com material convencional.
Falando a imprensa, a margem da 9/a reunião nacional de planificação, com a duração de dois dias, cuja cerimónia de abertura foi presidida pelo Ministro da Educação, Augusto Jone, o Porta-voz do MINED, Manuel Rego reconheceu que, mesmo assim, muitos alunos continuam a receber aulas em condições precárias no país.
“Temos cerca de 70 mil salas de aula precárias”, disse a fonte, acrescentando que o MINED iniciou, em 2005, o programa de construção de salas convencionais.
“O desejo é que este programa continue”, afirmou. Para este ano, segundo Rego, o MINED pretende construir mil salas de aula, investimento avaliado em cerca de 20 milhões de dólares norte-americanos.
“Temos tentado aperfeiçoar este programa para que seja mais eficaz em termos de qualidade e quantidade”, indicou o Porta-voz, numa clara alusão ao facto de algumas obras serem de baixa qualidade.