Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MINED abandona correcção electrónica de exames

O Ministério da Educação (MINED) afirma que não vai usar o sistema electrónico na correcção dos exames finais da primeira época de 2010 por estar a enfrentar um défice de cobertura nacional com o equipamento necessário para aquela operação. O sistema só poderá ser usado na segunda época, cujos exames arrancam já a 29 de Novembro, prolongando-se até sete de Dezembro próximo, segundo Jafete Mabote, director nacional da Comissão de Exames, Certificação e Equivalências do Ministério da Educação.

 

 

Mabote, que falava esta terça-feira à Imprensa em Maputo, à margem do balanço dos exames finais de 2010, disse ainda que o Governo poderá adquirir mais aparelhos para correcção electrónica de exames a partir do ano lectivo de 2011, eliminando por completo a correcção manual dos exames finais.

Este sistema de correcção electrónica foi introduzido em 2007 e amiúde é envolto em alguma polémica. Fraude & expulsão Entretanto, três professores do ensino secundário geral deverão ser expulsos e inibidos de exercer as suas funções de docência a partir do próximo ano lectivo de 2011, devido ao seu envolvimento em fraude académica nas províncias de Cabo Delgado e Nampula.

Presentemente, eles estão a responder em juízo, um processo que poderá culminar com a sua expulsão, segundo ainda Mabote. No global foram registados 108 casos de fraude académica, num contingente de cerca de 1,5 milhão de alunos submetidos a exame final da primeira época, contra 89 casos de 2009.

Outros cerca de 40% de um universo de 111,6 mil na área de alfabetização e educação do adulto faltaram aos exames na primeira chamada.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!