Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Milícia entrega aeroporto de Trípoli a governo provisório

O governo provisório da Líbia assumiu esta segunda-feira o controle do principal aeroporto internacional do país, que estava sob poder de combatentes regionais. A transferência é parte dos esforços do Conselho Nacional de Transição (CNT, o governo provisório) para consolidar seu controle sobre a infraestrutura estratégica.

O chefe do CNT, Mustafa Abdel Jalil, disse a jornalistas que outras milícias em breve farão o mesmo e começarão a entregar instalações importantes às autoridades civis. O aeroporto estava sob o domínio de Mukhtar al-Akhdar, comandante de uma unidade de combatentes da cidade de Zintan (oeste), que havia se dirigido a Trípoli para ajudar a expulsar Muammar Khadafi do poder, em agosto.

“Depois de terem liberado esse importante local, eles estão entregando-o ao pessoal técnico, que cuidará de organizar os voos”, disse Jalil no aeroporto, que ainda não retomou suas operações. “Os combatentes se comprometeram em entregar um local a cada semana, segundo instruções do Conselho Nacional e do comitê executivo, para o benefício deste país”, acrescentou.

Tensões têm surgido entre as milícias de fora de Trípoli e o conselho militar comandado pelo veterano dissidente islâmico Abdulhakim Belhadj, que diz ter aval do CNT e já exigiu que outras unidades armadas retirem seus arsenais pesados da capital. A empresa Turkish Airlines, que recentemente retomou os voos, e companhias locais têm usado um aeroporto militar de Trípoli.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!