Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Microfinanças: Tswanas entram no mercado moçambicano

A província de Maputo, sul de Moçambique, vai contar, a partir de finais de Janeiro próximo, com uma nova instituição de micro-finanças, a ser estabelecida na cidade da Matola, capital provincial.

 

 

Trata-se da Letshego Financial Services Mozambique, SA, de capitais tswanas, cuja entrada em actividade, segundo o porta-voz do Governo Provincial de Maputo, Inocêncio Paulino, constitui uma grande oportunidade para as populações deste ponto do país melhorarem as suas condições de vida através de micro-créditos a serem concedidos por esta instituição.

Paulino, que falava a margem da XXIV Sessão do Governo provincial, a última de 2010, explicou que a nova instituição já possui escritórios na capital moçambicana, prevendo-se o início das suas operações até finais do próximo mês na Matola.

De referir que a apresentação do Letshego Financial Services Mozambique foi um dos temas desta XXIV Sessão ordinária do governo provincial de Maputo.

“Esta é uma grande oportunidade para a melhoria das condições de vida dos futuros beneficiários”, afirmou o porta-voz, acrescentando que o acesso aos fundos deste banco será facilitada para os funcionários públicos, os quais precisarão apenas de documento confirmativo da sua nomeação, para além dos documentos de identificação.

Contudo, mesmo os que não forem funcionários públicos também terão a possibilidade de se beneficiar de créditos em condições a serem negociadas entre esta instituição e as empresas empregadoras.

Aliás, no Botswana, o Letshego tem como principais clientes os funcionários instituições estatais e para-estatais, bem como de algumas companhias privadas.

Actualmente, esta instituição está numa fase de expansão para outros países africanos, tais como a Namíbia, Suazilândia, Tanzânia e Zâmbia.

Para além da apresentação do Letshego Financial Services Mozambique, a sessão ordinária do governo provincial de Maputo debruçou-se sobre a avaliação preliminar do desempenho do governo provincial durante o ano de 2010, informação sobre o ponto de situação do processo de transferência de funções e competências para o Município da cidade da Matola, o regulamento do funcionamento do governo provincial, entre outras matérias.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!