Pelo menos 500 florestas comunitárias serão criadas em Moçambique, numa iniciativa do Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA), através do Programa de Educação, Comunicação e Divulgação Ambiental (PECODA).
Segundo um comunicado do MICOA, Brigadas Centrais, compostas por directores e um técnico do PECODA, deslocam-se, na segunda quinzena do corrente Fevereiro, a todas as províncias de Moçambique, com o objectivo de levar a cabo estas acções e dar continuidade às actividades do programa inscritas no Plano Económico e Social (PES) 2010 e que concorrem para o cumprimento do Plano Quinquenal do Governo (PQG) 2010-2014. Assim, em cada uma das províncias serão criadas 10 florestas comunitárias.
Para além da criação de florestas, o PECODA vai avaliar o nível de execução do seu plano local, o desempenho dos educadores ambientais e os progressos na mudança de atitude nas comunidades em relação aos problemas ambientais com destaque para as comunidades previamente seleccionadas. Refira-se que estas actividades constam da matriz das Actividades de Impacto dos Primeiros 100 Dias de Governação do novo governo, saído das eleições de Outubro último e deverão abranger trezentas localidades, nos próximos cinco anos, beneficiando mais de mil comunidades.