Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical mais forte há cinco meses face ao Dólar dos EUA

Em cinco meses consecutivos, a divisa moçambicana, o Metical, continuou, em Janeiro de 2011, a ser mais forte que o Dólar dos Estados Unidos da América (EUA), tendo no período registado uma desaceleração média de 2,74%, para 16,60%.

Esta tendência alastrou-se a outros segmentos do mercado, tendo a taxa de câmbio média praticada pelos bancos comerciais nas suas operações com o público registado uma apreciação mensal de 0,61%, após 7,91%, em Dezembro último, e uma variação homóloga de 7,08%, após 17,16%, registada em igual período de 2010.

Inflação Entretanto, Moçambique e Angola são os únicos países da África Austral que registaram, em Dezembro de 2010, uma inflação com o nível de dois dígitos, contra um dígito na generalidade dos restantes países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), segundo o Banco de Moçambique (BM).

Para o presente ano, o Governo fixou em 8% a taxa de inflação a ser atingida, tendo para o efeito o Comité de Política Monetária daquela instituição financeira moçambicana deliberado, esta segundafeira, em criar condições para o país alcançar aquela meta e assegurar que as reservas internacionais líquidas atinjam o equivalente a cerca de 4,5 meses de cobertura de importações de bens e serviços não factoriais, até finais de 2011.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!