Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical em queda face ao Dólar dos EUA, Euro e Rand

O Metical e a inflação continuaram na senda de queda na primeira quinzena de Junho de 2012, tendência que se registou ao longo de todo o primeiro trimestre deste ano, no que respeita ao custo geral de vida nas cidades de Maputo, Beira e Nampula, que compõem o indicador geral de preços agregado.

A divisa moçambicana, o Metical, registou uma depreciação de 0,32% face ao Dólar dos Estados Unidos da América, 1,91% em relação ao Euro e 2,15% face ao Rand, segundo o Banco de Moçambique (BM), realçando que, em termos de variação anual, o Metical acumulou ganhos nominais de 4,09%, 15,41% e 22,38%, respectivamente.

Ainda na primeira quinzena de Junho de 2012, a taxa de câmbio praticada pelos bancos comerciais nas transacções com o público corresponde a uma apreciação de 0,21%, tendo a variação acumulada sido de 3,08%, face aos ganhos de 3,34% em relação ao período homólogo de 2011.

Como resultado, o diferencial entre a taxa de câmbio das cotações no Mercado Cambial Interbancário (MCI) e a média praticada pelos bancos comerciais nas suas operações com o público foi de 0,64%, contra 1,11% da quinzena anterior, de acordo igualmente com o banco central moçambicano, referindo, em seguida, que o spread entre as taxas de câmbio médias praticadas pelas casas de câmbio e bancos comerciais passou de 1,88% para 2,16%.

A divisa moçambicana registou, ainda no período em análise, uma depreciação nominal de 1,91% e 2,15% face ao Euro e ao Rand, respectivamente, e, em termos acumulados, a moeda nacional apreciou em 0,14% e 0,30% face ao Euro e ao Rand, respectivamente, enquanto em termos anuais, o Metical valorizou-se em relação às duas moedas, na ordem de 15,41% e 22,38%, respectivamente.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!