Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical tem ligeira depreciação face ao dólar

O Metical, moeda moçambicana, registou uma ligeira depreciação face ao dólar norte-americano na primeira quinzena do mês em curso, segundo dados publicados, Segunda-feira, pelo Banco de Moçambique.

No período em análise, a cotação média do Metical face ao dólar norte-americano, no Mercado Cambial Interbancário (MCI) foi de 27,59 meticais, equivalente a uma depreciação nominal de 0,22 por cento.

Em termos acumulados, a moeda nacional depreciou em 1,66 por cento, enquanto em termos anuais depreciou em 8,64 por cento.

No mesmo período, a taxa de câmbio praticada pelos bancos comerciais nas suas transacções com o público foi de 27,57 meticais/dólar, equivalente a uma depreciação de 0,47 por cento, contra apreciação de 0,14 por cento na quinzena anterior.

De acordo com o Banco de Moçambique (BM), em termos acumulados, o Metical depreciou em 1,14 por cento e, em termos homólogos, apreciou em 8,64 por cento.

Como resultado, o diferencial entre a taxa de câmbio das cotações no MCI e a média praticada pelos bancos comerciais nas suas operações com o público, no período em consideração, foi de -0,07 (0,57 por cento na quinzena anterior), invertendo o sinal observado desde a segunda quinzena de Janeiro de 2012.

Por outro lado, o spread entre as taxas de câmbio médias praticadas pelas casas de câmbio e bancos comerciais nas suas transacções passou para 3,94 por cento, contra 3,69 por cento no fecho da quinzena anterior.

Do cruzamento entre a cotação do Dólar dos Estados Unidos da América na praça de Londres com o câmbio desta moeda no mercado doméstico, resultaram, para o último dia da quinzena em análise, cotações de 35,05 meticais/Euro e 3,30 meticais/rand sul-africano.

Esta realidade comparativamente ao fecho da quinzena anterior, corresponde a uma apreciação nominal do Metical de 3,84 por cento e 7,30 por cento face ao Euro e ao Rand, respectivamente.

Em termos acumulados, a moeda nacional apreciou, em termos nominais, em 0,23 por cento e 0,60 por cento face ao Euro e ao Rand, respectivamente, enquanto em termos anuais, o Metical manteve a apreciação em relação às duas moedas, na magnitude de 18,68 por cento em relação ao Euro e 24,14 por cento relativamente ao Rand.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!