Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical deprecia na primeira quinzena de Janeiro

A moeda nacional, o metical, iniciou o ano com depreciação nominal de 0,61 por cento e anual de 9,07 por cento, face ao dólar norte-americano durante a primeira quinzena deste mês.

Segundo o Banco de Moçambique, no fecho da quinzena em análise, a cotação média do metical face ao dólar no Mercado Cambial Interbancário (MCI) foi de 29,69 meticais.

No mesmo período, a taxa de câmbio praticada pelos bancos comerciais nas suas transacções com o público foi de 29,89 meticais/dólar, equivalente a uma depreciação nominal de 0,54 por cento, face a apreciação da quinzena anterior.

Com este comportamento, o diferencial entre a taxa de câmbio média praticada pelos bancos comerciais nas suas operações com o público e a das cotações no MCI passou para 0,67 por cento após 0,75 por cento na quinzena anterior, tendo o spread entre as taxas de câmbio médias praticadas pelas casas de câmbio e a dos bancos comerciais passado para 2,57 por cento, após 3,19 por cento na quinzena anterior.

Do cruzamento entre a cotação do dólar na praça de Londres com o câmbio desta moeda no mercado doméstico, resultaram para o fecho da quinzena em análise, cotações de 39,54 meticais/Euro e 3,40 meticais/rand sul-africano, o que, relativamente ao fecho de Dezembro de 2012.

Esta cotação corresponde a uma apreciação nominal do metical de 2,02 por cento face ao rand e depreciação nominal de 1,59 por cento face ao euro.

Em termos anuais, o metical depreciou em 14,71 por cento face ao euro e 1,49 por cento em relação ao rand.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!