Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical com uma apreciação nominal de 1,19% face ao USD

No dia 15 de Janeiro corrente, a cotação do Dólar norte-americano (USD) no Mercado Cambial Interbancário (MCI) era de 32,44 meticais, o que corresponde a uma apreciação nominal da moeda nacional de 1,19 porcento, comparativamente à taxa que vigorou no fecho da quinzena anterior.

Segundo um comunicado do Banco de Moçambique (BM) relativo à situação económica na primeira quinzena de Janeiro, esta situação contribuiu para a desaceleração da depreciação anual para o nível de 17,9 porcento.

Por seu turno, a taxa de câmbio do Mt/USD praticada pelos bancos comerciais nas suas operações com o público fixou-se nos 32,90 Mt no dia 15 de Janeiro de 2011, após situar-se em 32,58 Mt/USD no fecho da quinzena anterior.

O spread entre a taxa de câmbio do MCI e a taxa média dos bancos comerciais nas suas operações com o público foi positivo, na magnitude de 1,42 porcento no dia 15 de Janeiro de 2011, após um diferencial negativo de 0,76 porcento apurado no dia 31 de Dezembro de 2010.

O diferencial entre a taxa de câmbio média usada pelos bancos nas suas operações com o público e a praticada pelas casas de câmbio, por seu turno, reduziu para 5,9 porcento, após 6,8 porcento na quinzena anterior.

O comunicado do Banco Central refere, ainda, que do cruzamento da cotação do USD na praça de Londres com o câmbio desta moeda no mercado doméstico resultou para o mesmo período cotações de 43,29 Mt/Euro (moeda europeia) e 4,71 Mt/ Rand (moeda sul-africana).

Estas cotações, relativamente ao fecho da segunda quinzena do mês de Dezembro, representam ganhos nominais do Metical de 1,41 porcento face ao Euro e 5,23 relativamente ao Rand.

“Com estas variações, em termos anuais, observou-se uma desaceleração do ritmo de depreciação do Metical para 9,4 porcento e 26,6 porcento, em relação ao Euro e ao Rand, respectivamente, até 15 de Janeiro de 2011”, enfatiza o comunicado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!