Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical com perdas de competitividade no 1º trimestre

A divisa moçambicana, o Metical, registou perdas de competitividade, no primeiro trimestre de 2012, relativamente a todas as moedas de maior circulação em Moçambique, nomeadamente, USD, Euro e Rand.

O Banco de Moçambique explica que a situação ocorreu apesar da redução do diferencial de preços que a economia nacional registou relativamente a Dezembro de 2011, face a todos os principais parceiros comerciais de Moçambique que são Estados Unidos da América, África do Sul, países da Zona Euro e asiáticos.

Contudo e segundo ainda o BM, o Índice da Taxa de Câmbio Efectiva Real, indicador usado para avaliar a competitividade externa de produtos nacionais transaccionáveis, continuou a apreciar, tendência que se regista desde Agosto de 2011.

Esta apreciação reflecte o comportamento do índice da taxa de câmbio efectiva nominal, já que o diferencial de preços com os principais parceiros comerciais do país registou tendência de redução.

Em termos de média móvel de 12 meses, a moeda nacional registou uma apreciação real de 21,8%, até Fevereiro de 2012, após 16,7% no final do quarto trimestre do ano anterior, tendo-se observado uma aceleração da apreciação da taxa de câmbio efectiva nominal em 7,2 pontos percentuais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!