Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical com perdas de competitividade no 1º trimestre

A divisa moçambicana, o Metical, registou perdas de competitividade, no primeiro trimestre de 2012, relativamente a todas as moedas de maior circulação em Moçambique, nomeadamente, USD, Euro e Rand.

O Banco de Moçambique explica que a situação ocorreu apesar da redução do diferencial de preços que a economia nacional registou relativamente a Dezembro de 2011, face a todos os principais parceiros comerciais de Moçambique que são Estados Unidos da América, África do Sul, países da Zona Euro e asiáticos.

Contudo e segundo ainda o BM, o Índice da Taxa de Câmbio Efectiva Real, indicador usado para avaliar a competitividade externa de produtos nacionais transaccionáveis, continuou a apreciar, tendência que se regista desde Agosto de 2011.

Esta apreciação reflecte o comportamento do índice da taxa de câmbio efectiva nominal, já que o diferencial de preços com os principais parceiros comerciais do país registou tendência de redução.

Em termos de média móvel de 12 meses, a moeda nacional registou uma apreciação real de 21,8%, até Fevereiro de 2012, após 16,7% no final do quarto trimestre do ano anterior, tendo-se observado uma aceleração da apreciação da taxa de câmbio efectiva nominal em 7,2 pontos percentuais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!