Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cerca de 70 alunos trocam escola por garimpo

Cerca de 70 alunos abandonaram as aulas, este ano, para se dedicarem ao garimpo de pedras preciosas e ouro nas minas de Maraka e Nathove no distrito de Mogovolas, província de Nampula, norte de Moçambique.

Segundo os Serviços de Educação, Juventude e Tecnologia, trata-se de crianças do ensino primário do primeiro grau e do ensino secundário que abandonaram as suas aulas para trabalhar naquelas minas localizadas nos postos administrativos de Nametil e Luluti, onde são usadas como empregadas dos garimpeiros, para colectar água, lavar roupa, entre outras actividades.

Estas crianças adicionam-se aquelas que, apesar de ter idade escolar, os seus pais não as matricularam no presente ano lectivo e as autoridades receiam o possível alastramento desta tendência, afectando mais crianças, pais e encarregados de educação.

Citado pelo jornal “Notícias”desta Quinta-feira, o administrador do distrito de Mogovolas, Alberto Namahala, disse ser difícil resolver o caso de forma administrativa, uma vez que a participação das crianças nessas actividades visa garantir o aumento da renda das suas famílias.

“Os valores que estas crianças ganham são, muitas vezes, usados para a compra de catanas e enxadas, dai que não podemos combater esta prática administrativamente. Tem que ser com acções concretas de forma a não prejudicar as famílias”, disse Namahala.

Para o administrador, a solução desse problema passa por aproximar cada vez mais as salas de aulas às populações, para garantir a retenção dos alunos nas escolas.

Nesse contexto, foram construídas algumas salas de aulas que, a partir do próximo ano, poderão absorver a maior parte das 300 crianças em idade escolar.

Actualmente, o distrito de Mogovolas conta com 154 escolas, entre as de nível primário e secundário, nas quais foram matriculados este ano lectivo 54.545 alunos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!