Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical aprecia 1,11% na 2ª quinzena de Abril

Até ao fecho da segunda quinzena de Abril de 2012, a cotação média do Metical face ao Dólar norte-americano foi de 27,53 meticais, equivalente a uma apreciação nominal de 1,11%.

Em termos acumulados, desde o início do presente ano de 2012 a moeda nacional depreciou em 1,44%, enquanto em termos anuais, ela registou uma apreciação nominal de 10,12%, segundo dados divulgados pelo Banco de Moçambique (BM).

Ainda na segunda quinzena de Abril passado, a taxa de câmbio praticada pelos bancos comerciais nas transacções com o público foi de 27,70 meticais por dólar norteamericano, equivalente a uma apreciação de 1,07% face a 1,85% do período anterior, segundo ainda o banco central, realçando que a situação resultou numa depreciação acumulada de 1,61%, contra 2,86% registados na quinzena anterior.

Como resultado, o diferencial entre a taxa de câmbio das cotações no Mercado Cambial Interbancário (MCI) e a média praticada pelos bancos comerciais nas suas operações com o público foi de 0,62%, contra 0,57% da quinzena anterior, segundo ainda o BM.

Por outro lado, o diferencial entre as taxas de câmbio médias praticadas pelas casas de câmbio e bancos comerciais nas suas transacções com o público aumentou de 2,47% no fecho da quinzena anterior para 3,69% no período em análise, “demonstrando uma tendência de agravamento em relação as duas quinzenas precedentes”, acrescenta a mesma instituição financeira.

Do cruzamento entre a cotação do Dólar norte-americano na praça de Londres com o câmbio desta moeda no mercado doméstico, resultaram, para o último dia da quinzena em análise, cotações de 36,45 meticais/euro e 3,56 meticais por Rand, o que, comparativamente ao fecho da quinzena anterior, corresponde a uma depreciação nominal do Metical de 0,61% e 2,01% face ao Euro e ao Rand, respectivamente.

O BM refere ainda que, em termos acumulados, a moeda nacional depreciou em 3,76% e 7,23% face ao Euro e ao Rand, enquanto, em termos anuais, o Metical apreciou em relação às duas moedas, na magnitude de 19,87% em relação ao Euro e 23,61% relativamente ao Rand.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!