Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metas cumpridas na cidade de Nampula

Oficialmente, o ano lectivo de 2010, inicia quarta-feira a escala nacional e apesar de o processo de matrículas ter registado, inicialmente, fraca afluência, em quase todas as escolas de diferentes níveis de ensino, na cidade de Nampula, as autoridades que superintendem o sector ao nível desta urbe, garantem, sem apresentar números que as metas globais, previamente anunciadas foram cumpridas e nalguns casos ultrapassadas.

Tal é caso da Escola Primária de Namicopo II, uma das mais concorridas na cidade de Nampula, onde o respectivo director disse ao nosso jornal, que por exemplo, na 1ª classe a escola já matriculou 849 alunos contra a meta inicial de 750 alunos. Na 2ª classe a nossa meta global estava fixada em 450 alunos. Embora nos primeiros dias do processo de matrículas tivemos problemas, conseguimos atingir exactamente este número e estamos muito satisfeitos. Dum modo geral não temos problemas nos novos ingressos, anotou.

A direcção daquela escola explica que para se atingir e até ultrapassar as metas foi necessário um trabalho de sensibilização dos pais e encarregados de educaçao sobre a necessidade e importância de levarem os seus filhos a escola. A Escola Primária e Completa de Carrupeia, também já havia cumprido, até ontem, as metas previstas para o presente ano lectivo. Aquela escola conseguiu um total de 500 alunos na primeira classe e 300 na segunda classe, que haviam sido planificados inicialmente em função da disponibilidade de vagas.

Cenário idêntico encontramos em vários estabelecimentos de ensino na cidade de Nampula, como são os casos das Escolas Primárias e Completas de Namutequelíua, Barragem, Napipine e outras. Na província de Nampula, segundo a directora provincial de Educação, Páscoa de Azevedo, para o ano lectivo de 2010, tinha como metas matricular 22.488 alunos da 1ªclasse, 73.916 da 6ªclasse, 34.343 da 8ªclasse e 11.616 da 11ª classe. No ensino secundário geral, vai contar com 984.935 alunos e 3.679 no ensino técnico – profissional.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!