Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mesmo sem confirmação da Renamo: tudo aposto para investidura de deputados

Está tudo apostos para a tomada de posse, terça-feira, dos deputados eleitos a 28 de Outubro último para a Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano. Estas garantias foram dadas pelo secretáriogeral da AR, Baptista Machaieie. “Está tudo em ordem para a investidura dos deputados. Esperamos a entrada dos deputados, esta terça-feira, na hora marcada, para realizarmos a cerimónia”, frisou.

Segundo a fonte, está confirmada a presença dos 191 deputados da Frelimo e dos oito do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que forma a terceira força política neste órgão legislativo. Em relação aos deputados da Renamo, maior força da oposição moçambicana, ainda não se sabe se os mesmos irão tomar parte na cerimónia da sua investidura. “Nós sabemos que alguns deputados da Renamo estão por aqui (em Maputo), mas ainda não fizeram a acreditação e nem receberam os crachás”, frisou Machaieie.

Assim, se os 51 deputados da Renamo não comparecerem na cerimónia de tomada de posse, fá-lo-ão a revelia, uma vez que o secretariado da AR não recebeu nenhuma justificação antecipada. Se tal ocorrer, será concretizado o boicote à AR há muito anunciado pelo líder da Renamo, Afonso Dhlakama, em jeito de protesto aos resultados eleitorais, alegadamente fraudulentos.

De referir que a VII legislatura, cuja primeira sessão extraordinária se realiza nesta terça-feira, terá uma inovação, que é a votação electrónica, que custou aos cofres do Estado cerca de 78 milhões de meticais. Entretanto, este sistema não será imediatamente utilizado, uma vez que os deputados precisam de ser formados para se familiarizarem sobre o funcionamento do mesmo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!