Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mesa redonda sobre participação da mulher na governação

O Centro de Estudos de Democracia e Desenvolvimento – CEDE, realiza na próxima quinta-feira, 1 de Agosto, uma mesa-redonda sobre a Participação da Mulher na Governação em Moçambique: Experiências, Oportunidades e Riscos. O evento que visa proporcionar espaço para troca de experiências e identificar novas abordagens e situações que geram controvérsia no âmbito da participação efectiva da mulher na governação, terá como oradores Amarília Muthemba, Milissau Nuvunga e Salomão Muchanga.

Segundo Lorena Matias do CEDE, apesar da “Constituição da República na disposição do Art. 36º estabelecer que o homem e a mulher são iguais perante a lei e em todos os domínios da vida política, económica, social e cultural mas a identidade feminina tem sido um tanto ou quanto marcada pela vivência da exclusão no poder institucional”.

Dai que segundo a nossa fonte, é importante ter “presente a carga simbólica que acompanha o exercício do poder e o facto de que a secular ausência da mulher nestes espaços tem efeitos negativos; construindo-se uma percepção segundo a qual a mulher é inadequada ou incapaz de exercer tais funções”.

Outro aspecto que norteia este evento, tem a ver com o facto da presença da mulher ocupando cargos de liderança no país, ser uma mais valia não só para a própria mulher como para a sociedade, pelo facto “desta incrementar valores importantes no contexto da boa governação e dão mais voz influenciando nos processos de estabelecimento e consolidação da paz, especialmente no que tange à formulação de políticas”.

Lorena Matias, disse ainda que o apoio a candidaturas de mulheres representa um passo adiante em direcção “à uma sociedade com representação política mais igualitária contrapondo a ideia de que a mulher em processos eleitorais só é útil para votar e até certo ponto ser usada como “instrumento” para as campanhas eleitorais”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!