Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Menores fazem-se passar por antigos combatentes em Cabo Delgado

As autoridades na província nortenha moçambicana de Cabo Delgado acabam de detectar cerca de 40 indivíduos com idade menor que se faziam passar por veteranos da Luta de Libertação Nacional e usufruíam assim das pensões respectivas.

Teresa Ntimbe, directora provincial dos Combatentes naquele ponto do país, que esta semana levou o assunto à sessão do governo provincial, disse que a sua direcção reuniu-se com 36 dos 40 visados que declararam não serem combatentes, mas sim alguns alunos e outros ainda crianças durante a luta de libertação nacional.

“Ainda está a ser feito um aprofundamento entre as direcções provinciais da Justiça e dos Combatentes, sendo que nove processos estão em investigação e um tivemos de pedir colaboração do Registo e Notariado da (vizinha) província de Nampula”, disse Ntimbe.

Precisou que a proveniência dos documentos que fizeram com que os infractores passassem a receber pensões destinadas a antigos combatentes da luta de libertação nacional revela o envolvimento de funcionários dos Registos e Notariado e da Direcção de Identificação.

O “Noticias” de Sábado diz acreditar que o processo de triagem em 12 distritos de Cabo Delgado poderá culminar na detecção de mais falsos combatentes. Neste momento, segundo a directora provincial dos Combatentes, já se requereu às Finanças a suspensão do pagamento de pensões aos até aqui identificados.

O distrito setentrional de Nangade encabeça a lista dos distritos com menores feitos antigos combatentes com 11 detectados, seguido de Macomia com oito, Muidumbe com seis, cidade de Pemba (a capital) com três, Montepuez, Meluco, Ancuabe e Mueda, com dois casos cada e os outros distritos são Quissanga, Palma, Balama e Metuge.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!