Uma menor que em vida respondia pelo nome de Aquina Rastónio, de cinco anos de idade, morreu vítima de afogamento, na semana finda, num dos bairros da cidade portuária de Nacala-Porto.
De acordo com Sérgio Mourinho, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, a menor perdeu a vida numa altura em que os pais se encontra- vam ausentes de casa.
Em Nampula, segundo o nosso entrevistado, são reportados com frequência casos de afogamento de menores, uma acção derivada da conservação inadequada dos poços artesianos em algumas famílias.
Falando no habitual briefing semanal, Mourinho reconheceu, por outro lado, o recrudescimento da onda da criminalidade na província. De acordo com o nosso interlocutor, de 07 a 13 do mês em curso, a PRM deteve mais de 50 indivíduos indiciados de assalto a residências.
Aquele responsável disse que os indiciados foram encontrados na posse de vários bens alheios, nomeadamente motorizadas, telemóveis e electrodomésticos. Segundo Mourinho, alguns meliantes faziam-se passar por vendedores ambulantes e guardas de viaturas, pertencentes a vários cidadãos, mas depois acabavam por se apoderar de algumas peças.
O porta-voz da PRM em Nampula disse que as operações policiais resultaram na recuperação de duas motorizadas de marca LIFO, oito chapas de zinco, telemóveis e diversos bens que poderão ser encaminhados aos legítimos proprietários.